sábado, 28 de novembro de 2009

20 diferenças (que deram certo) entre livro e filme NM


CONTÉM SPOILERS :)

1. Mais rapazes sem camisa.

Estávamos todos na expectativa de ter uma boa visão do peito de mármore do Edward, mas quem diria que veríamos tanto o corpão dos lobos? Felizmente os lobos tem uma temperatura mais elevada e quando se transformam, voa roupa para todos os lados. Ainda bem que a escolha dos jeans rasgados e o não uso da camisa foi feita.

2. Tivemos mais lutas, incluindo um incrível Volturi expert em derrubar.

Lua Nova (livro) é famoso por seu ritmo lento, graças à depressão de Bella. Então foi bom o filme ter mostrado lutas, transformações, e cenas de perseguição para animar um pouco. Nossa cena favorita: quando Felix pega Edward com tudo, atirando-o ao chão, uma cena criada para o filme, que não existe no livro.

3. Em vez de falar com si mesma, Bella envia emails para Alice.

Lua Nova, como em todos os livros Twilight, faz uso da voz narrativa de Bella para nos dizer o que se passa na cabeça angustiada dela. Ainda temos essas narrações no filme, mas elas estão disfarçadas na forma de e-mails de Bella para Alice. (Além disso, a criação de um endereço de e-mail para Alice no filme foi uma maneira esperta de promover os produtos dos aplicativos de e-mail da Apple)

4. Bella está um pouco menos deprimida do que nos livros.

Grande parte do livro é dedicada à Bella, seu abandono e os longos meses de depressão, por isso foi bom o filme ter condesado um pouco esse período para dar mais sentido à forma como a história é retratada. Os críticos já reclamaram que Bella passou tempo demais olhando pro espaço, ansiando por Edward. Se eles soubessem o quanto que ela/nós sofremos nos livros! Felizmente, Rosenberg fez com que Bella seguisse em frente, todo o sofrimento foi por um período relativamente curto.


5. Meses de longa depressão de Bella num piscar de olhos.

Os fãs estavam se perguntando como Chris Weitz retrataria a famosa fase “perdida” da Bella nos meses de depressão, que são representadas pelas páginas em branco no livro. Afinal, outubro, novembro, dezembro e janeiro passam vazios para Bella. Weitz e solução de Rosenberg? Uma cena inteligente onde Bella fica apática na frente de sua janela, enquanto a câmera se move em torno dela, mostrando a mudança das estações do ano pela janela. A cena capta sua melancolia e está perfeitamente acompanhada da sombria canção de Lykke Li, “Possibility”.

6. Edward não esconde as fotos de Bella.

No livro, quando Edward decide romper com Bella e deixar Forks, ele vai escondido em seu quarto e pega as fotos dele para que ela não tenha mais lembranças de sua existência – um total e completo abandono. No filme, o vemos no quarto dela, mas não há nenhum ‘roubo’ das fotos, o que teria sido um ponto desnecessário, de qualquer forma. Além disso, aquelas pessoas que pensam que o Edward é meio maníaco poderiam ter se assustado ainda mais ao vê-lo mexendo nas coisas dela. Em vez disso, temos todo o impacto da ausência de Edward na miséria de Bella.

7. Jacob dá a Bella um apanhador de sonhos.

Outra cena criada para o filme, mostra o Jacob dando um apanhador de sonhos à Bella em seu aniversário, matando dois coelhos com uma tacada só: dar a ela um presente quando Bella não deixa Edward lhe dar nada, e dando um abraço de urso bem na frente dele. Bella coloca o apanhador de sonhos na cabeceira da cama, mas infelizmente, o presente não ajuda a manter os pesadelos longe.

8. Bella anda de moto com os ‘bad boys’

Quando Bella resolve sair um pouco, indo até Port Angeles com Jessica, a situação toma um perigoso (e hilário) caminho, quando ela aceita a carona de um motoqueiro para incentivar suas visões de Edward. No livro, ela chega bem perto de subir na moto, mas no filme ela tem uma corrida completa com o estranho. Quão chato teria sido se ela simplesmente se virasse e voltasse à segurança?

9. Anna Kendrick mais irônica.

Além de presenciar o primeiro contato de Bella com o perigo, a cena do motoqueiro serve também para um outro propósito: deixar Anna Kendrick brilha. Ao encarnar Jessica, Kendrick mais uma vez rouba todas as cenas que faz, e o episódio de Bella com o motoqueiro dá-lhe algumas de suas melhores falas como amiga/inimiga.

10. Algumas palavras: Soco na Cara.

Uma das melhores adições ao roteiro envolve Bella, Mike, Jacob e um popular filme (inventado) chamado “Face Punch / Soco na Cara”.

11. As visões de Edward dançam na cabeça de Bella.

Embora as alucinações de Bella sobre Edward nos livros sejam puramente auditivas, não houve nenhuma maneira de fazer com que isso fluísse no filme. Assim, Weitz injetou a imagem de Robert Pattinson durante todo o período de ausência dele, através de fantásticas visões que vêm e vão como nuvens de fumaça. E realmente, há toneladas de R-Pattz em Lua Nova, por isso não senti tanta falta assim. (O que eu tô dizendo? Há sempre mais espaço para R-Pattz!)

12. Victoria está mesmo na água.

Quando Bella está se afogando depois de pular do penhasco, vemos claramente Victoria nadando em sua direção antes do Jacob puxá-la para fora da água – algo que foi sugerido, mas que se manteve ambíguo no livro. Nós gostamos mais dessa forma, pois torna o perigo mais presente e, sejamos realistas, dá a Rachelle Lefevre um pouco mais de notoriedade, considerando que ela tem exatamente zero falas em todo o filme.

13. Bella dá um soco em Paul.

Em um filme cheio de lobos em transformação e mármores rachados em lutas de vampiros, é bom ver Bella tendo um pouco de ação. Triste pela lavagem cerebral que fizeram em Jacob, Bella enfrenta o grupo de lobos, empurra Sam Uley, e dá um soco em Paul bem no meio da cara! Claro, parece um pouco fora do personagem, mas pelo menos neste momento, Bella é a ativa na cena, e não simplesmente reage às pessoas ao seu redor. Além disso, a cena também traz a transformação de Paul e de Jacob no meio do ar, além da grande revelação do segredo Quileute.

14. O quadro dos Volturi de Carlisle ganha vida.

Ao invés de esperar até o fim para conhecermos os Volturi, damos uma espiadinha antecipada neles quando o quadro de Carlisle ganha vida, enquanto Edward explica a história deles a Bella. Graças a Deus! Seria um desperdício termos ainda menos do Aro e cia.

15. Victoria ataca Harry Clearwater.

Embora acobertando os Lobos – e maliciosamente escondendo suas pegadas – Harry Clearwater sofre um ataque cardíaco fatal no bosque. Mas no filme, vemos que o enfarto de Harry acontece pelo susto de ser atacado por Victoria, que é vista perseguindo Charlie, quando ele está caçando na floresta. Essa mudança permite que os pontos do enredo comecem a se transformar, enquanto a perseguição dos lobos a Victoria corre em paralelo ao pulo de Bella do penhasco. E mais uma vez, dá-se a Rachelle Lefevre algo para fazer.

16. Lua Nova tem uma linha mais divertida.

Créditos a Melissa Rosenberg por injetar um humor mais engenhoso em Lua Nova. Esse humor pode ser visto nos humanos como Jessica, Mike e Charlie, ao adicionarem mais leveza às cenas sombrias de Bella, enquanto pequenos detalhes mais sutis, como a comparação do lobisomem a um “estilo de vida” e o passeio transatlântico de Bella a bordo de um avião da Virgin Atlantic, exibem um senso de humor na medida certa.

17. Jacob e Bella quase se beijam. Duas vezes!

Lua Nova é o filme de Jacob. Dessa forma, Rosenberg o recompensou não com um, mas com dois quase-beijos. E os lábios deles se tocam na segunda vez!

18. Jacob e Edward se enfrentam na floresta – quando você menos espera.

Se você já leu Lua Nova, então estava esperando uma tensa discussão sobre o “tratado” entre Jacob e Edward. Rosenberg sabiamente manipula um pouco esse cronograma, colocando antes do desfecho do filme, e acrescenta uma última transformação de Jacob. (É o mais próximo que os dois entram em conflito em Lua Nova).

19. Edward faz o pedido de casamento.

Rosenberg guarda o melhor para o final, deixando Bella (e nós) com a maior ansiedade possível. Novamente, a recriação do local da cena funcionou melhor cinematograficamente, além de deixar engatilhado o próximo filme, Eclipse!

20. A visão de Alice.

Quando Aro “vê” a previsão de Alice, ele permite que ela, Edward e Bella se vão, com o conhecimento de que em breve, Bella se tornará uma vampira. O filme nos mostra a visão de Alice de Edward e Bella correndo pela floresta (infelizmente, com uma roupa digna de risadas e em câmera lenta). Mas depois que as risadas acabarem, pense exatamente no que você está vendo e então vai perceber que é um tipo de prévia… de algo com a inicial A(Amanhecer)!

Porém, houveram duas mudanças que não funcionaram tão bem.

A mudança repentina de humor de Jacob no cinema e em seguida a ameaça de violência física ao pobre Mike Newton, pareceram incrivelmente fora do personagem. Mais tarde, quando o telefone toca na cozinha de Bella, Jacob definitivamente sabe que é Edward no telefone (no livro, ele pensa que é Carlisle), atitude que fez ele parecer mais sacana.


Original : Portal Twilight

Nenhum comentário:

Postar um comentário